Seja bem vindo
Palmas,13/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Áudios mostram golpistas se passando por advogados para cobrar dinheiro de vítimas

Fonte: g1.globo.com
Áudios mostram golpistas se passando por advogados para cobrar dinheiro de vítimas


Criminosos utilizam dados de processos públicos para enganar vítimas. Tribunal de Justiça disse que atua em colaboração com a Polícia Civil para identificar e responsabilizar os envolvidos. OAB monitora casos de golpes usando nomes de profissionais da advocacia no TO
Um advogado conseguiu gravar o momento em que um golpista tentou enganar seu cliente em Araguaína, no norte do estado. Na ligação, o suspeito informou todos os dados da vítima e pediu dinheiro. A suspeita é que os criminosos utilizam dados processuais públicos para ter acesso aos documentos e aplicar golpes.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Durante a ligação, o golpista ainda pediu para que o homem tivesse cuidado com fraudes. "Se alguém entrar em contato com o senhor, cobrando algum tipo de honorário, desconsidere que é fraude, porque está tendo muita fraude a respeito disso, tudo bem?", disse o suspeito tentando enganar a vítima.
O advogado Daves Sollys contou que, nesse tipo de golpe, os criminosos entram em contato com as possíveis vítimas usando as informações de processos públicos reais que estão disponíveis em sites oficiais. Os golpistas citam uma decisão judicial e dizem que para receber o valor de indenização é necessário fazer o pagamento de taxas em nome do Tribunal de Justiça.
"Ele sabia que o meu cliente ia receber dinheiro, mas que não tava pronto, e ele antecipou isso pedindo para [a vítima] pagar as custas do processo. O que é falso, não existe pagamento dessas custas para que você receba o dinheiro. Não há nenhum pagamento de custas processuais para que você possa receber um valor adiantado", comentou.
Golpista recomenda que vítima tome cuidado com golpes
Reprodução/TV Anhanguera
Por meio de nota, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) informou que acompanha sistematicamente ocorrências que possam comprometer a integridade e a segurança do judiciário.
A respeito dos golpes aplicados com o uso de dados processuais públicos, o órgão esclareceu que atua em colaboração com a Polícia Civil para identificar e responsabilizar os envolvidos (veja nota completa abaixo).
LEIA TAMBÉM
Justiça nega liberdade a agricultor condenado por assassinato no Tocantins preso quando tentava tirar visto para os EUA
Advogado viu com bom humor decisão de juiz que determinou citação por 'telepatia' ou 'sinal de fumaça'
Balsas para travessia entre Tocantins e o Maranhão após queda de ponte são contratadas pelo DNIT por R$ 39,9 milhões
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Araguaína tem trabalhado com outros órgãos para reduzir o número de registros na região.
"Hoje pelos mecanismos de tecnologia, temos essa rastreabilidade de quem está acessando esses processos e que pode estar colhendo informações e vazando dados. Com certeza a gente vai estar apurando junto com a Polícia Civil para responsabilizar as pessoas que estão aplicando golpes na cidade", afirmou Rafael Andrade, diretor da OAB no município.
Íntegra da nota do TJ-TO
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que, por meio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), acompanha sistematicamente ocorrências que possam comprometer a integridade e a segurança do Judiciário.
Sobre os golpes aplicados com uso de dados processuais públicos, o TJTO esclarece que atua em colaboração com a Polícia Civil para identificar e responsabilizar os envolvidos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.