ANP oferta 332 blocos de petróleo e gás natural em novo ciclo
![ANP oferta 332 blocos de petróleo e gás natural em novo ciclo](https://www.to360.net.br/arquivos/noticias/32003/anp-oferta-332-blocos-de-petroleo-e-gas-natural-em-novo-ciclo.jpg)
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1629915&o=rss)
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1629915&o=rss)
Estão sendo ofertados 332 blocos exploratórios de petróleo e gás natural. A sessão pública de apresentação de ofertas do 5º ciclo será no dia 17 de junho.
Notícias relacionadas:
- Produção industrial fecha ano com alta em 17 dos 18 locais pesquisados.
- Produção de óleo no pré-sal cai 3,4% no último trimestre de 2024.
- Produção de petróleo e gás se mantém próximo a recorde de 2023.
As empresas petrolíferas inscritas podem manifestar interesse a qualquer tempo. O cronograma para realização de um ciclo é elaborado quando é apresentada uma, ou mais de uma, declaração de setores de interesse, acompanhadas de garantia de oferta.
A oferta permanente foi implantada em 2019. Desde então, foram anunciados cinco ciclos sobre o regime de concessão e dois sob o regime de partilha.
No primeiro caso, os contratos firmados com a empresa, ou o consórcio vencedor da concorrência, preveem o pagamento de bônus de assinatura e royalties à União. As petrolíferas tornam-se proprietárias de toda a produção e, dessa forma, assumem os riscos do investimento. Mesmo que o volume de petróleo ou gás natural encontrado fique abaixo da expectativa, as empresas deverão arcar com os pagamentos previstos em contrato.
COMENTÁRIOS